Clínica de Fisioterapia Pepita Duran
Rua Carneiro Vilela, 324 - Aflitos - Recife - Pernambuco - Brasil

Ligue: (81) 3246.0834 | 3242.0056 | 3241.1583 - Horário: 07:00 às 20:30

De Segunda à Sexta Feira  - Atendimento com hora marcada - Comece a se cuidar já!


Nossa Missão | Especialidades | Piscina Aquecida | Convênios | Fale Conosco 


24 de abril de 2010

Os exercícios que tornearam as pernas de Cameron Diaz (Combinar musculação com Pilates)


Ela colocou as pernocas de fora e parou Hollywood. Para a gravação do longa “Bad Teacher”, a atriz Cameron Diaz vestiu um shortinho jeans e revelou pernas para lá de trabalhadas. Segundo seu personal trainer Teddy Bass, o segredo dela é combinar musculação com pilates.

“Essa parece ser a melhor solução para mulheres acima dos 30”, afirmou à revista “US Magazine”. Segundo o expert, a ala feminina precisa de peso – o que é ótimo para modelar o bumbum e alongamento, que fica a cargo do pilates.

E para quem não tem tempo ou dinheiro para malhar, Teddy afirma que não é preciso ir a academia ou ter aparelhos caros em casa. Segundo ele, com alguns pesinhos você se exercita. “Contanto que faça de três a cinco vezes por semana, exercícios para trabalhar os glúteos e os combine com ioga ou pilates, você irá mudar sua aparência. E então, pronta para malhar?

Fonte: Perfil Pilates 
Publicada em: 22/abril/2010
Postado por: Melina Caniçali

20 de abril de 2010

Conquistas da Fisioterapia brasileira: Resolução da Anvisa amplia atuação de profissionais nas UTIs

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fisioterapeutas garantiram a ampliação de sua atuação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) brasileiras. Está em vigor, desde 25 de fevereiro, a Resolução RDC Número 7, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS), que estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento das UTIs neonatais, pediátricas e adultas instaladas em hospitais públicos, privados ou filantrópicos – civis ou militares. As instituições terão seis meses para se adequar às novas regras.

A Resolução da Anvisa torna obrigatória a presença, nessas unidades, de um coordenador da área de Fisioterapia, com especialização em terapia intensiva ou em outra especialidade relacionada à assistência ao paciente grave. Juntamente com o responsável técnico (função ocupada necessariamente por um médico) e com o coordenador de Enfermagem, este profissional deve aprovar e registrar todas as ações, rotinas e procedimentos assistenciais e administrativos realizados na UTI.

A Resolução também estabelece a obrigatoriedade da atuação de pelo menos um fisioterapeuta para cada dez leitos de UTI nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), somando um total de 18 horas diárias de atividade.

Fonte: site: www.crefito8.org.br

18 de abril de 2010

Fisioterapia alivia depressão pós-parto

A depressão pós-parto, que atinge 13% das mães, pode ser minimizada com exercícios de fisioterapia, conforme mostrou um novo estudo publicado no periódico "Physical Therapy".


A pesquisa avaliou 161 mulheres, divididas em dois grupos. Durante oito semanas, o primeiro grupo foi submetido, com os bebês, a exercícios de fisioterapia, e recebeu também 30 minutos de aulas sobre cuidados maternais. O segundo grupo só participou das aulas.


Os resultados revelaram que houve melhora significativa nos sintomas entre as mulheres do primeiro grupo e também uma redução de 50% no risco de necessidade de medicação em decorrência do distúrbio. As participantes, passadas as oito semanas, completaram a Escala de Depressão Pós-Parto de Edinburgh, teste que mede a gravidade do quadro.


A maioria dos casos de depressão pós-natal tem início nos primeiros três meses depois do nascimento do bebê. A duração do distúrbio varia de mulher para mulher. Além da questão hormonal, a depressão pode ser agravada por fatores socioculturais, como a baixa autoestima da mãe, sua experiência durante o parto e a falta de apoio e de serviços de saúde específicos.


De acordo com Miriam Zanetti, coordenadora do curso de especialização de fisioterapia em obstetrícia da Unifesp, há estudos que mostram que gestantes que sentem dores lombopélvicas, que pioram a qualidade de vida e o sono da mulher, têm três vezes mais chance de ter depressão.


A fisioterapia pode ajudar a mulher grávida com exercícios (aeróbicos e anaeróbicos), alongamentos, técnicas para melhorar a capacidade cardiopulmonar e com orientações educacionais sobre as alterações físicas pelas quais ela está passando, o que a deixa mais segura, segundo Zanetti.


"O que se sabe hoje é que, durante os exercícios físicos, são liberadas substâncias como serotoninas e endorfinas que trazem bem-estar à praticante", diz Mary Nakamura, professora do departamento de obstetrícia médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Segundo ela, os exercícios físicos, de modo genérico, podem melhorar muito os sintomas da depressão pós-parto.


Fonte: Folha/JL 

Efeitos positivos da fisioterapia para os idosos


12 de abril de 2010

Os cuidados com a terceira idade devem ser redobrados e, neste ponto, todos da família têm que estar envolvidos. Uma simples queda, para o idoso, pode ser o começo de um grande problema de saúde, por exemplo. Pesquisa realizada pela fisioterapeuta Valdete Custódio para conclusão de curso de Graduação da Faculdade Maurício de Nassau acompanhou os efeitos da fisioterapia aquática na prevenção das quedas em 22 idosos, com idades entre 60 e 80 anos.
Os resultados foram animadores: proporcionou um maior desempenho físico e movimentou a vida social e emocional deles com os exercícios em grupo. De acordo com a pesquisadora, a idade avançada potencializa fatores de risco, como a fraqueza muscular, problemas de visão e doenças crônicas. "Esta pesquisa é um desdobramento de uma anterior, que avaliou a relação entre o tratamento com a qualidade de vida.
No meu caso, usamos o mesmo grupo de idosos para estimular através da água exercícios comuns ao cotidiano deles, como pegar algo na prateleira e se levantar. Nesta idade, a dificuldade na marcha e nos movimentos motores se acentua", comentou. A água aquecida favorecia o aquecimento, alongamento e relaxamento, mas, também, proporcionou um momento de diversão, com brincadeiras de ciranda e com bolinhas. "Muitos não saíam nem de casa.
Com a fisioterapia, começaram a fazer questão de sair e isso refletiu até na relação com familiares", contou Valdete. Após dez sessões realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Maurício de Nassau, as melhoras já eram percebidas por todos. A aposentada Letícia de Oliveira, 77, sofre de artrose no joelho, o que a fazia sentir muitas dores. "Melhorou em tudo. Eu estava toda entrevada e tinha que pegar ônibus para chegar até a clínica, mas saía toda animada. A dores no joelho e braço diminuíram. A gente fez amizades também", declara. Antes de começar as sessões, ela havia quebrado os dedos da mão em uma queda e ficava constantemente tonta, chegando a cair por outras duas vezes na rua. "Acho que eu caminho melhor hoje, me sinto mais fortalecida", contou. A fisioterapeuta explica que água é um bom facilitador para fortalecer os músculos e aumentar o equilíbrio postural. "No meio líquido não se trabalha com uma grande intensidade da gravidade e tem várias as possibilidades de explorar exercícios que seriam complicados fazer fora da água, como ficar um maior tempo em um pé só", ressaltou.
Os bons resultados da pesquisa, finalizada no ano passado, são um incentivo para a realização de outros projetos que envolvem fisioterapia aquática e qualidade de vida dos idosos, de acordo com a gerente da Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau, Dayanna Ximenes. Quem agradece é o grupo.

Fonte: Folha de Pernambuco – Recife/PE 

´Vídeo Pepita Duran

15 de abril de 2010

Fale Conosco

Por Telefone:
(81) 3246.0834 | 3242.0056 | 3241.1583
Por E-mail:
gerencia@pepitaduran.com.br
reclamacoes@pepitaduran.com.br
Através de Formulário:
Clique aqui
Horário de Funcionamento:
07:00 às 20:30 de Segunda à Sexta Feira
Nosso Endereço:
Rua Carneiro Vilela, 324 - Aflitos - Recife - PE - CEP: 52050-030

A Clínica de Fisioterapia Pepita Duran valoriza o relacionamento.

Convênios

Aceitamos os seguintes convênios:




 
Fisco


Piscina Aquecida

Utilização para as seguintes especialidades:

Hidroginástica 
Hidroterapia 

Nossa Missão

Oferecer tratamento adequado na área específica com responsabilidade e dignidade, proporcionando aos pacientes, redução progressiva da dor, reabilitação, auto estima,  e qualidade de vida.

Nossa busca é superar as expectativas, com técnicas, conhecimento e profissionais de altíssima qualidade com excelente formação e especialização.

A Clínica de Fisioterapia Pepita Duran é referência em suas especialidades. 
Nossos Valores
  • Pesquisando Novos Conhecimentos
  • Respeito ao Ser Humano
  • Compromisso com a Sociedade
  • Ética Profissional
  • Fidelidade, Lealdade e Compromisso para com o Paciente
  • Espírito de Equipe.