Clínica de Fisioterapia Pepita Duran
Rua Carneiro Vilela, 324 - Aflitos - Recife - Pernambuco - Brasil

Ligue: (81) 3246.0834 | 3242.0056 | 3241.1583 - Horário: 07:00 às 20:30

De Segunda à Sexta Feira  - Atendimento com hora marcada - Comece a se cuidar já!


Nossa Missão | Especialidades | Piscina Aquecida | Convênios | Fale Conosco 


18 de abril de 2010

Efeitos positivos da fisioterapia para os idosos


12 de abril de 2010

Os cuidados com a terceira idade devem ser redobrados e, neste ponto, todos da família têm que estar envolvidos. Uma simples queda, para o idoso, pode ser o começo de um grande problema de saúde, por exemplo. Pesquisa realizada pela fisioterapeuta Valdete Custódio para conclusão de curso de Graduação da Faculdade Maurício de Nassau acompanhou os efeitos da fisioterapia aquática na prevenção das quedas em 22 idosos, com idades entre 60 e 80 anos.
Os resultados foram animadores: proporcionou um maior desempenho físico e movimentou a vida social e emocional deles com os exercícios em grupo. De acordo com a pesquisadora, a idade avançada potencializa fatores de risco, como a fraqueza muscular, problemas de visão e doenças crônicas. "Esta pesquisa é um desdobramento de uma anterior, que avaliou a relação entre o tratamento com a qualidade de vida.
No meu caso, usamos o mesmo grupo de idosos para estimular através da água exercícios comuns ao cotidiano deles, como pegar algo na prateleira e se levantar. Nesta idade, a dificuldade na marcha e nos movimentos motores se acentua", comentou. A água aquecida favorecia o aquecimento, alongamento e relaxamento, mas, também, proporcionou um momento de diversão, com brincadeiras de ciranda e com bolinhas. "Muitos não saíam nem de casa.
Com a fisioterapia, começaram a fazer questão de sair e isso refletiu até na relação com familiares", contou Valdete. Após dez sessões realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Maurício de Nassau, as melhoras já eram percebidas por todos. A aposentada Letícia de Oliveira, 77, sofre de artrose no joelho, o que a fazia sentir muitas dores. "Melhorou em tudo. Eu estava toda entrevada e tinha que pegar ônibus para chegar até a clínica, mas saía toda animada. A dores no joelho e braço diminuíram. A gente fez amizades também", declara. Antes de começar as sessões, ela havia quebrado os dedos da mão em uma queda e ficava constantemente tonta, chegando a cair por outras duas vezes na rua. "Acho que eu caminho melhor hoje, me sinto mais fortalecida", contou. A fisioterapeuta explica que água é um bom facilitador para fortalecer os músculos e aumentar o equilíbrio postural. "No meio líquido não se trabalha com uma grande intensidade da gravidade e tem várias as possibilidades de explorar exercícios que seriam complicados fazer fora da água, como ficar um maior tempo em um pé só", ressaltou.
Os bons resultados da pesquisa, finalizada no ano passado, são um incentivo para a realização de outros projetos que envolvem fisioterapia aquática e qualidade de vida dos idosos, de acordo com a gerente da Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau, Dayanna Ximenes. Quem agradece é o grupo.

Fonte: Folha de Pernambuco – Recife/PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário